Música é sinônimo de sentimento e emoção. Ela desperta emoções puras como tristeza e alegria por meio da sua melodia. Por isso, as músicas de casamento são importantíssimas para o andamento da festa ser perfeito!
Cada momento do casamento precisa de uma música diferente para fazer os convidados entrarem no clima da festa. Por exemplo, uma música emocionante durante a entrada da noiva para deixar os convidados emocionados com sua beleza; uma música mais infantil para as daminhas e pajens; e músicas animadas para os convidados dançarem a noite inteira!
Pensando nos noivos, que possuem diversas dúvidas sobre como montar o Setlist da festa de casamento, nós criamos esse espaço para ajudar a acabar com todas as dúvidas sobre músicas de casamento e ajudar a conquistar a festa perfeita!
Confira as melhores dicas para você escolher as melhores músicas de casamento!
Dicas para Músicas de Casamento
Chegou a hora de escolher o Setlist do seu casamento. E, mesmo que você convide uma banda para casamento para tocar, e não contrate um DJ, é importante levar algumas coisas em consideração para não errar com os efeitos sonoros da cerimônia e festa de casamento
Confira algumas dicas que irão ajudar no processo de escolha do repertório musical da sua festa de casamento.
Músicas da Cerimônia
As músicas da cerimônia são um pouquinho mais difíceis de escolher, pois o casal precisa ficar atento a diversos fatores que fazem a diferença, desde a entrada dos pais dos noivos, até a saída do casal.
Cada música precisa estar de acordo com a devida entrada, ou seja, para a entrada dos pais dos noivos, uma música calma e lenta– mas sem muita emoção – fica ótima e adequada. Para a noiva, a marcha nupcial ou uma música mais emocionante é a pedida certa. Já para as daminhas e pajens, uma música infantil fica fofo e a carinha deles.
Leve em conta que as músicas devem acompanhar o estilo do casamento. Se a festa for tradicional, por exemplo, então as músicas tocadas também precisam manter o mesmo estilo. Enquanto casamentos mais despojados podem abusar de músicas atuais e cheias de personalidade.
Casamentos realizados na igreja pedem por músicas sacras ou eruditas, que sigam o padrão religioso. Contudo, antes de chegar na igreja com as músicas e as caixas de som, não se esqueça de perguntar ao padre – ou encarregado da igreja – se pode tocar músicas diferentes, ou até mesmo as sacras durante a cerimônia na igreja, porque algumas igrejas não permitem. É importantíssimo pedir por uma autorização e verificar.
Dica: Procure escolher músicas de casamento que sejam especiais para o casal, como a que tocou durante o primeiro encontro, ou primeiro beijo de vocês. Não importa o ano que foi lançada a música – se é atual ou antiga – o que importa é o sentimento e o que ela significa para o casal.
Pronto, agora que você já escolheu a cerimônia, já pode começar a escolher o mais prático:
DJ para Casamento em SP
A festa de casamento precisa ser bem animada, para que os convidados se divirtam muito! E, se a festa for acompanhada de uma balada, fica melhor ainda!
Você pode chamar uma banda de música ao vivo, ou um DJ, para animar a festa. A nossa dica, para qualquer um dos casos, é para escolher profissionais que tenham uma boa indicação ou que você já tenha visto tocar em outro casamento, para evitar o risco de contratar uma banda que não seja legal, nem um DJ que não tenha o equipamento tão bom quanto você imaginava.
Estabeleça o Setlist dias antes da festa para entregar ao DJ com antecedência. Assim, ele poderá verificar suas escolhas com calma e avisar se for preciso fazer alguma alteração na ordem das músicas ou no que deverá tocar ou não. Faça a mesma coisa com a banda, no caso de você querer alguma alteração no repertório deles.
Na hora de escolher as músicas, não fique pensando somente no que vocês – os noivos – gostam de ouvir sempre, e elaborem um repertório bem eclético, do qual faça todos os convidados dançarem a noite inteira com muita animação!
Se vocês escolherem músicas internacionais, não se esqueçam de pesquisar e verificar a tradução da letra da música, para não correr o risco de colocar uma música com uma letra que não combina em nada com o clima da festa – principalmente durante a cerimônia. Ás vezes, a melodia é bonita, mas a letra da música é trágica!
Quantas escolher?
Não existe uma quantidade de músicas obrigatória para tocar durante a cerimônia de casamento, e muito menos para a balada.
Fica a critério da noiva escolher a quantidade de músicas que irão tocar na cerimônia. Porém, atente-se para não exagerar na quantidade. Senão, a cerimônia fica muito longa e cansativa para os convidados. Procure escolher uma quantidade adequada para a entrada de cada momento importante para a cerimônia. Se você preferir, também pode escolher o trecho da música que você quer que toque na hora, e programar tudo com o DJ com antecedência.
Não perca as nossas dicas de Setlist perfeitas para casamento!