Pesquisar
Close this search box.

Dicas para lidar com a chuva no casamento

Você escolheu casar em um mês que chove mais do que a média, ou vai casar semana que vem e viu que a previsão é de chuva no casamento; essa matéria é para você!

Existem meses excelentes para se casar, como março, porque é o final do verão com um clima de temperaturas mais amenas, mas por outro lado a probabilidade de chuva é maior. Para algumas noivas isso não é problema, é benção. Mas quem não imagina seu casamento com chuva, é preciso pensar nos meses com poucas chances de precipitações e nas soluções caso a chuva apareça.

No Brasil as chuvas costumam acompanhar os meses mais quentes e o inverno tende a ser mais seco. Mas um país do tamanho do Brasil tem inúmeros microclimas e regiões onde o padrão não se aplica.

Toldo

Contratar um toldo já não é demanda apenas para o caso de chuva no casamento. Já vimos aqui, em várias matérias, que a estrutura do toldo é super importante como suporte para a decoração. Portanto o ideal é sempre contar com ele em casamentos ao ar livre.

Ainda que o toldo esteja contratado, o fechamento lateral vai depender da chuva, ou do ar condicionado. Com ar-condicionado, o fechamento lateral é obrigatório, mas normalmente (sem ar) as laterais ficam abertas para correr o vento e aproveitar o clima natural.

fechamento da lateral vai ser decidido no dia, conforme o tempo na hora da montagem.

Se você pensa no seu casamento a céu aberto, e não gostaria de ter um toldo, vale já deixar amarrado o plano B. Que pode ser um salão interno, uma varanda e muitas vezes a pista de dança (se for coberta) pode ser cenário para a cerimônia e depois rapidamente voltar a ser pista de dança.

Veja nas fotos abaixo uma ótima opção para cerimônias com chuva fininha. Além de resolver, o visual fica incrível.

Caminhos fora do toldo

Contratar um toldo nem sempre resolve todos os ambientes caso tenha um casamento com chuva. Algumas passagens podem ficar de fora, como o caminho do carro até o salão, o caminho para os toaletes, ou da cerimônia para a festa. Nesses casos, um sistema super prático é colocar 2 seguranças, um em cada extremidade do caminho, oferecendo os guarda-chuvas para os convidados. O convidado vai sozinho com o guarda-chuva até o destino e lá entrega para o outro segurança. Quando os guarda-chuvas do início do caminho acabam, o segurança que está na ponta final trás todos de volta ao início, para continuar o processo.

Este sistema é bem melhor do que impactar muitos seguranças para acompanhar todo mundo. Imagine uma saída da Igreja para um salão muito próximo? Onde todos os convidados estão indo ao mesmo tempo para o mesmo lugar. Seriam necessários quase um segurança para cada casal de convidados, mas com este sistema, será necessário apenas um volume grande de guarda-chuvas.

Piso da Festa e Cerimônia

Preocupe-se com o chão. Avalie se em caso de chuva no casamento, o gramado vai virar lama, ou o chão vai criar bolsas de água. E veja com o seu decorador as opções para estruturar o piso de forma que não crie problemas no dia.

Foto e Filme

Uma boa opção para os casamentos nas Igrejas, em caso de chuva, é voltar com os noivos, padrinhos e pais para o altar para fazer as fotos protocolares. Assim a chuva não atrapalha as fotos que serão feitas em um local bonito e coberto, evitando o risco da chuva atrapalhar as fotos no local da festa, não só pelo local molhado, mas pela dificuldade dos padrinhos e pais chegarem juntos no local com chuva. 

Existem fotos que só são possíveis em dias de chuva, saber usar a criatividade é fundamental nesses dias. Para você que tem medo que chova no seu casamento, separamos as fotos abaixo para você mudar de ideia e torcer para que chova!

Gerador

Assim como o toldo, a demanda por gerador não vem da chuva. É obrigatório em todas as estações e condições climáticas. Mas, em caso de chuva no casamento, ele pode representar o sucesso, e a segurança, de que nenhum apagão na cidade vai atrapalhar sua festa.

Acompanhe a previsão

Acompanhe a previsão do tempo nos dias que antecedem o casamento. Wind Guru é um excelente site de previsão do tempo, ele é super preciso e te dá o volume de chuva e vento. Vale a pena checar.

Maquiagem e cabelo à prova d’água

Quanto à beleza das noivas, elas podem ficar despreocupadas! Existem diversas soluções para que o visual continue impecável mesmo debaixo d’água.

Optar pelos produtos à prova d’água é uma delas. Um maquiador experiente já sabe que esses são os mais recomendados para o casamento, devido às fortes emoções. Entretanto, caso a previsão seja de chuva, alerte o profissional para não correr o risco de ficar com a make irreconhecível.

 Para os cabelos das noivas, o ideal é pensar em um visual que fique bonito até com chuva! Um penteado que deixe todo o cabelo bem preso, como um coque, é uma boa saída. Você também pode investir no cabelo natural, para evitar o frizz no caso de chuviscos.

Soluções criativas

Grandes imprevistos podem ser resolvidos com soluções simples, que deixarão o casamento ao ar livre com um ar divertido. Se você não pensou nisso antes, fale com seu assessor o mais rápido possível para salvar o grande dia.

Disponibilize guarda-chuvas, capas de chuva, toalhas e galochas durante o seu casamento. Você pode deixá-los reservados para cada convidado ou separar um cantinho onde eles possam buscar os itens. Exceto as galochas, os demais acessórios devem ter cores claras para contribuir com a iluminação das fotos.

Outra possibilidade é pedir para que o seu staff entre em contato com seus convidados para avisar sobre a previsão do tempo, as soluções encontradas e até mesmo sugerir para que eles levem os próprios guarda-chuvas. É muito mais elegante do que deixá-los desprevenidos.

Mantenha o bom humor

A atitude do casal fará toda a diferença para que o grande dia tenha um alto astral. Por isso, mesmo debaixo de uma chuva indesejada, nada de ficar nervoso ou irritado. Simplesmente diga a seus convidados algo divertido, como “a chuva apareceu para trazer ainda mais diversão a essa festa” e vá para a pista de dança!

Dessa forma, você não estrague o mini wedding com o amor da sua vida, sua energia contaminará seus convidados e, ainda, proporcionará a todos uma experiência única. Afinal, não é todo dia que alguém participa de um casório debaixo de chuva!

E então? O que achou ? Siga nossas dicas. Venha conhecer o espaço pontal e se Apaixonar por ele! Clique Aqui!

Compartilhe nosso artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

São mais de 8000 eventos realizados com absoluto sucesso nesses 22 anos de experiência em casamentos e eventos.

Rua Wilfred Penha Borges, 347 – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, RJ.

Conecte-se conosco

Onde nós estamos