Pesquisar
Close this search box.

Papelaria de casamento: um tutorial para o seu convite DIY [com vídeo]

Sonha em personalizar todos os detalhes do seu casamento? Comece pelos convites! Esse tutorial ensinará o passo a passo para criar um lindo convite de casamento customizado de maneira muito simples

As flores têm um papel importante nas celebrações nupciais. São elemento básico da decoração de casamento proporcionando romantismo e serenidade para as cerimônias e festas de comemoração de qualquer união. Por isso o buquê de flores é item de grande importância na hora de compor o look da noiva e também das madrinhas. Como noivas buscam opções especialmente trabalhadas, o melhor é deixar que esse seja feito por um profissional e optar pelo DIY para buquê de madrinhas, que já não exigem tantos detalhes.

Escolha as flores e folhagens

O primeiro passo é obvio. Selecionar as folhas e flores que mais gosta para montar seu buquê. Pode escolher dentre as tradicionais flores para casamento, ou optar por espécies mais exóticas e criar arranjos originais (dica: as flores da estação geralmente são mais econômicas). Há grandes dúvidas sobre se o buquê deve ou não seguir as mesmas flores que a decoração. Aconselhamos que pelo menos tenham o mesmo estilo.

Uma decoração de casamento rústico por exemplo, pode levar margaridas e paniculatas já que são mais econômicas e, o buquê da noiva desse casamento pode contar com outras espécies silvestres mais especiais, como o girassol, as orquídeas, o eucalipto… Já uma celebração mais clássica pode ter um buquê de noiva vermelho com flores variadas dessa mesma tonalidade. 

Monte o ramo

Quando já dispor de todas as flores e folhas que vão compor seu buquê, é hora de começar a montá-lo. Primeiro, limpe o caule de todos os componentes, extraindo folhinhas e espinhos para deixar todos uniformes e manuseáveis. Agora pode começar a unir todos os galhos, começando pelas flores maiores que devem ir ao centro. Para manter as flores no lugar, vá fazendo uso de arames ou fitas verdes durante o processo de montagem. Para arranjos mais tradicionais, as folhagens devem estar em volta das flores, inseridas no arranjo depois que já tiver juntado todas as flores. Já em um buquê mais autêntico, as folhas podem estar misturadas com as flores no centro e no perímetro do buquê.

Finalização

Depois que já tiver o ramo montado, pode retirar os arames e fitas verdes e amarrar tudo com uma fita do material que mais gosta, ou que faça parte do tema do casamento. Para quem optou por um vestido de noiva de renda, por exemplo, uma fita desse tecido é perfeita para envolver seu arranjo. Já as que escolheram montar um buquê de flores do campo, pode usar o sisal para amarrar o ramo. Fitas coloridas também são indicadas – que tal uma fita da mesma cor do buquê de noiva azul? Para finalizar, corte o caule de todas no mesmo tamanho.

Por fim, indicamos que faça o buquê um dia antes da celebração mantendo-o na água até que chegue a hora H. Sem nenhum segredo, essa solução é perfeita para os adeptos de um bom DIY e outros itens do seu evento, como os convites de casamento, podem seguir a mesma técnica. E mais, se gostou bastante de brincar de florista, sugerimos ainda que escolha as flores que vão no seu bolo de casamento, uma tendência fortíssima nos casamentos deste ano!

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰

Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de vocêEncontre-o já

FAÇA VOCÊ MESM@

Papelaria de casamento: um tutorial para o seu convite DIY [com vídeo]

Sonha em personalizar todos os detalhes do seu casamento? Comece pelos convites! Esse tutorial ensinará o passo a passo para criar um lindo convite de casamento customizado de maneira muito simples.

Manuela Pires

Manuela Pires

Atualizado em 14 de Março de 2023

284

Ajudamos a encontrar convites profissionais para o seu casamento 💌

Peça informações e preços a negócios de Convites perto de vocêPeça informação

papelaria de casamento rústico
papelaria de casamento rústicoAMOR PERFEITO

papelaria do casamento é o elemento básico na organização do grande dia. Geralmente, as primeiras escolhas do casal passam por ela e o convite do casamento é sua peça central: o perfil do mesmo – se é um convite mais clássico ou mais rústico – será a primeira pista dada ao convidado de como será o estilo da celebração e festa do casamento. 

Se está buscando por empresas de convite de casamento, recomendamos fazer a pesquisa no nosso diretório de fornecedores clicando aqui. Mas se você sair bem com artesanatos DIY – o famoso “faça você mesmo”, vale a pena encarar o desafio que explicamos agora para produzir e personalizar o seu convite de casamento.

Tutorial em vídeo

Para começar, primeiro confira este tutorial de DIY para criar um modelo simples, econômico e totalmente personalizado!

  • Você vai

Materiais necessários

A elaboração deste convite DIY demandará passos muito simples, porém, eles devem ser seguidos tal qual explicamos para que você possa alcançar o melhor resultado. Antes de aprender a montá-lo, anote todos os materiais que você precisará para fazer o convite.

  • Papel renda (ou de outro tipo escolhido por vocês como, por exemplo, o papel vegetal, cartão ou EVA)
  • Convite básico impresso em papel cartolina 
  • Régua
  • Estilete
  • Tesoura
  • Fita adesiva dupla face
  • Adornos como tags e brilhos
  • Pistola de cola quente
  • Cordão de juta (ou laços de cetim ou outro tecido, por exemplo)

Passo a passo para produzir o convite

Agora que você já sabe quais materiais irá utilizar, é o momento de colocar a mão na massa (ou no papel) para produzir o seu modelo.

  • Primeiramente, posicione o convite sobre o centro do papel;
  • Dobre as partes sobressalentes do papel: ao dobrar o próprio papel, ele ficará marcado com o formato do convite. Dessa forma, você evitará marcar o modelo com lápis.

Feito isso, retire o convite e recorte com o estilete as marcas das partes inferior e superior que sobraram no papel e passe o estilete exatamente sobre as marcas que obteve quando dobrou o papel. Lembrando que se deve cortar apenas as partes inferior e superior, mantendo as laterais. Siga os seguintes passos: 

  • Coloque quatro pedaços de fita adesiva dupla face na parte posterior do convite;
  • Cole o convite no centro do papel com a ajuda da fita adesiva dupla face;
  • Faça com que o convite se ajuste dentro das marcas que obteve no começo do tutorial, quando dobrou o papel.

Até aqui você já tem metade do serviço feito. Para uma melhor fixação no papel que será o envelope, pressione com os dedos o convite sobre o papel para que estes fiquem bem colados. Continue a sua produção decorando seu convite colando adornos.

  • Com a ajuda de uma pistola de cola quente, cole a tag ou etiqueta e/ou outros tipos de adornos que desejar para personalizar seu convite;
  • Prenda o seu convite com um cordão: faça-o de maneira que as laterais sobressalentes do papel se dobrem sobre o convite.
  • Amarre o cordão com um laço incluindo uma etiqueta personalizada.

Pronto! Agora você já tem um lindo convite de casamento feito em casa! Gostou?

convite de casamento com brasão

Quer uma dica extra? É aconselhável distribuí-los aos padrinhos com até seis meses de antecedência do grande dia, junto com as caixinhas com o restante dos presentinhos Já para os os demais convidados, você deve entregá-los com até três meses de antecedência à data do casamento.

Dentre as inúmeras ideias originais para casamento que surgiram nos últimos anos, personalizar o grande dia é, sem dúvida, uma das melhores opções para fazer refletir a personalidade do casal em cada detalhe do enlace. Também é essa a proposta desse convite personalizado. Além de contar um pouquinho da história de vocês, esse modelo DIY também é uma forma mais econômica de ter o seu convite. 

Compartilhe nosso artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

São mais de 8000 eventos realizados com absoluto sucesso nesses 22 anos de experiência em casamentos e eventos.

Rua Wilfred Penha Borges, 347 – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, RJ.

Conecte-se conosco

Onde nós estamos